Governança & Nova Economia
Governança & Nova Economia
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Veja como foi: Novo Poder, fake news, redes sociais e micropoderes!

Veja como foi: Novo Poder, fake news, redes sociais e micropoderes!
Governança & Nova Economia
mar. 16 - 2 min de leitura
000

Na última sexta-feira (26), aconteceu o bate-papo "Novo Poder: Fake News, Redes Sociais e Micropoderes”.

Organizado pela Gonew.co, o encontro contou com nomes como Salim Ismail, fundador da Singularity University, empreendedor serial canadense, investidor-anjo e autor best-seller; o empreendedor social Paul Hilder, a jornalista especializada em cidadania digital Madeleine Lacsko e o executivo Francisco Milagres, Conselheiro de Inovação certificado pelo C2i.

O Novo Poder

Uma ascensão de pessoas, movimentos, de um maior ativismo em geral, da filiação e do engajamento a quase tudo e a qualquer coisa. Assim é o novo poder, ancorado na colaboração e no compartilhamento. 

“O metabolismo da democracia é lento demais para as transformações que estamos passando”, Salim Ismail.

Enquanto o velho poder é fechado, hierarquizado, inacessível e controlado pelo líder, o novo poder é mais aberto, participativo, baseado na relação entre pares. Ao mesmo tempo, porém, o que se vê é uma menor fidelidade a médio e longo prazos. E se antes os monopólios eram econômicos e estatais, hoje eles são digitais.

O novo poder tem a conectividade como uma de suas características principais, estando, assim, ligado de forma intrínseca à noção de “poder digital”, que está na nuvem, onde cada participante pode gerar seus próprios levantes derivados, criar novos movimentos dentro do próprio movimento e, aleatoriamente, ultrapassar limites do que se previa inicialmente. Esses micropoderes, baseados em dados – que, afinal de contas, são considerados o “novo petróleo” –, podem dar origem a grandes poderes.

“A governança das empresas também será 'networked'; os novos poderes influenciarão companhias a se tornarem ágeis e digitais”, Paul Hilder.

Não conseguiu acompanhar ao vivo? Confira a gravação abaixo:

1) Novo Poder: Fake News, Redes Sociais e Micropoderes (com tradução simultânea)

2) Novo Poder: Fake News, Redes Sociais e Micropoderes (áudio original)

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você